Dia do veterinário — 09 de setembro | Gráfica expanSSiva
Neste domingo (09), é comemorado o Dia do Médico Veterinário no Brasil.
A data escolhida é devido a regularização da profissão no País no ano de 1933 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas.
A medicina Veterinária já acompanhava a evolução da humanidade na pré-história, desde os registros das figuras rupestres encontradas na Europa e também no hemisfério sul nas cavernas da Serra da Capivara no Piauí .
A Medicina Veterinária moderna, com base em estudos científicos, começou a se desenvolver com o surgimento da primeira escola de Medicina Veterinária do mundo.
Quando criaram a primeira escola de veterinária?
No dia 04 de agosto de 1761, e em Lyon-França, criada pelo hipologista e advogado francês Claude Bourgelat.
E nesse meio tempo o curso tinha apenas oito estudantes, somente em 19 de fevereiro de 1762, foi portanto considerado o primeiro Curso formal do ensino em Medicina Veterinária.
Apenas em 1766 foi criado o segundo curso de Veterinária, idealizado e organizado por Claude Bourgelat na Escola de Alfort, em Paris. Com isso os franceses se tornaram referência na área.
A partir dai nasceram as demais escolas de veterinária com o propósito de expandir o conhecimento sendo elas:
- Áustria, em Viena, (1768);
- Itália, em Turim, (1769);
- Dinamarca, em Copenhagen, (1773);
- Suécia, em Skara, (1775);
- Alemanha, em Hannover, (1778);
- Hungria, em Budapeste, (1781);
- Inglaterra, em Londres, (1791);
- Espanha, em Madri, (1792).
A chegada da medicina veterinária no entanto chegou apenas no século XX ao Brasil de forma consistente. Mas isso só foi possível por causa de implantações de ensino superior pela família real ao chegar no brasil colonia em 1808.
Logo foi feita a criação das duas primeiras instituições de ensino de Veterinária no Brasil.
A primeira a Escola de Veterinária do Exército, em 06 de janeiro de 1910, e a segunda a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, 20/10/1910 (implantada em 04/07/1913), ambas na cidade do Rio de Janeiro.
Setor veterinário nos dias atuais
O campo de atuação veterinária é amplo. E com isso é possível o profissional trabalhar com: Clínicas veterinárias para animais de estimação, Fazendas em geral, além de Zoológicos, Institutos de pesquisa, Universidades entre outros.
Aliás quanto a formação, como é feita?
O curso de Medicina Veterinária é um bacharelado. Ele dura cerca de cinco anos.
É portanto uma graduação que exige estudo em tempo integral e ainda assim combina também as disciplinas teóricas com aulas práticas.
Para que se forme, o aluno do curso de Veterinária deve fazer um estágio supervisionado.
É provável que em algumas faculdades seja exigido também a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, isto é o TCC.
Após a formação o profissional pode portanto atender todas as espécies de animais, ou seja, ele é um profissional generalista.
Quer ser veterinário? Então jamais esqueça que ser veterinário é cuidar da saúde de todos os animais e, sobretudo, protege-los e amá-los.
Acima de tudo gostaríamos de homenagear a você que se dedica todos os dias para cuidar dos animais e mante-los sempre seguros.
Conheça nossos modelos de ferramentas essenciais para seu trabalho:
Originally published at https://blog.expanssiva.com.br on September 9, 2019.